Estudantes fabricam sabão reciclado e promovem consciência ambiental

Por Thiago Basílio

Via https://noticias.adventistas.org/

 

Com o objetivo de envolver toda a comunidade escolar no cuidado com o planeta, a Educação Adventista está promovendo diferentes projetos junto às comunidades escolares. Na unidade de Cariacica, no Espírito Santo, por exemplo, o programa “Meio Ambiente: educar para preservar” vem sensibilizando os alunos para a construção de atitudes que estejam em sintonia com o desenvolvimento sustentável.

Dentre as ações da proposta, a fabricação de sabão com óleo de cozinha envolveu as famílias, que juntaram o material usado, dando então a matéria-prima base para os estudantes participarem do processo de fabricação. “O objetivo é fazer com que os alunos vivenciem o que aprendem na sala de aula, tendo a oportunidade de mudar a realidade do próximo, preservando o meio ambiente”, enfatiza a professora Kellen Castro, uma das coordenadoras da fabricação.

Além da coleta do óleo, que foi promovida com a participação das famílias dos estudantes da educação infantil, a produção se fragmentou em três etapas: a confecção em si em laboratório escolar, com orientação dos professoras de ciências; a embalagem do produto; e, por último, a entrega do sabão, que está sendo distribuído às famílias carentes da região que também recebem uma cesta básica de alimentos.

O projeto foi destaque na TV Gazeta, afiliada à Rede Globo no Estado. Confira a reportagem:

 

Impacto na comunidade

Foi exatamente o que aconteceu com a dona Nalva, uma senhorinha simpática que montou um barraquinho improvisado para morar, bem próximo ao Colégio, utilizando restos de móveis, madeiras, lonas e papelões que encontrou descartados pela cidade. Com a visita e doação dos estudantes, demonstrou gratidão e surpresa. “Eu nem esperava!”, exclamou com um sorriso no rosto.

Ou seja, além de reciclar o produto que prejudica a natureza, quando descartado de forma indevida, a iniciativa vai colaborar também para manutenção da higiene de quem enfrenta dificuldades para compra de materiais do gênero nesse momento, fundamentais para a prevenção da covid-19.

A professora Úrsula Varjão Hatakeyama Costa sublinha que é exatamente esse o propósito do projeto, pois “além de auxiliar na compreensão de conteúdos relacionados à disciplina de Ciências, é importante também na formação de cidadãos conscientes quanto à sua responsabilidade socioambiental”.

A ação também chamou a atenção da TV Tribuna, afiliada ao SBT no Estado. Veja abaixo:

 

Para o estudante Giullianno Pivetta Nunes, o projeto trouxe muito conhecimento. “Pude aprender algo que vai ser útil para o meu dia a dia. A preservação do meio ambiente pode ser feita por meio de simples atos, e por qualquer pessoa”, acrescenta. A previsão é a de que 15 famílias do bairro Vera Cruz sejam beneficiadas. O projeto terá continuidade e a escola passou a ser ponto de coleta de óleo de cozinha usado. Para mais informações sobre como realizar a entrega, basta entrar em contato pelo telefone (27) 3089 3400.

 

Sementes de consciência 

Em Vila Velha, também no Espírito Santo, alunos do primeiro ano da Escola Adventista do Ibes foram imersos em um projeto ambiental que mostra na prática a importância das plantas para o planeta. Na unidade, as crianças plantaram cebolinha verde, acompanhando as fases de desenvolvimento do vegetal.

Estudantes participaram de ação para conscientização ambiental na cidade de Vila Velha (ES). (Foto: Acervo Educação Adventista)

 

Dessa forma, entenderam algumas funções das plantas para a harmonia ambiental, e também na produção de alimentos para a humanidade. Por isso, os pequenos foram às ruas compartilhar os ensinamentos aprendidos e incentivar a conservação da flora, por meio da distribuição de sementes de girassol aos motoristas que eram parados pelo sinal de trânsito.

Para a coordenadora pedagógica Aline Herculano, a ação tem o objetivo de desenvolver a percepção do cuidado com o meio ambiente e a importância da alimentação natural. “Elas amam participar dessas atividades e levam os conhecimentos aprendidos em sala para a sociedade e também aos seus lares, fortalecendo uma conscientização de toda a família”, explica.

O projeto continuará suas ações no mês de junho. Dentre elas, está previsto o plantio de mudas de árvores frutíferas pelos alunos e familiares no Morro do Cruzeiro, também localizado na cidade.

Veja também: