Níveis de Ensino

Educação Infantil

Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade, em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, em parceria com a família e a comunidade (Lei nº 9.394/96, art. 29).

A filosofia educacional adventista, além de contemplar os objetivos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (MEC), propõe objetivos específicos para o desenvolvimento da criança com base em princípios ético-cristãos.

Assim, o trabalho é desenvolvido para cada faixa etária de maneira a explorar o aprendizado de valores, a interação social, a aquisição da linguagem oral e escrita, a construção de conceitos matemáticos e as habilidades artísticas, considerando que a criança é um ser pensante e traz consigo experiências de vida e conhecimentos prévios.

A aprendizagem na Educação Infantil deve possibilitar também  a compreensão e o conhecimento de Deus como criador, salvador e mantenedor; dessa maneira, é possível ao aluno formar sólidos vínculos com Deus, com a família e comunidade.

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental, com duração de nove anos, abrange a faixa etária dos seis aos catorze anos de idade e tem por objetivo a formação indispensável para o exercício da cidadania.

O ensino desse nível oferece aprendizagem significativa, contextualizada e crítica; aquisição de conhecimentos e habilidades; formação de atitudes e valores em conformidade com os princípios bíblico-cristãos e os requisitos estabelecidos pelos órgãos oficiais.

Tem como objetivo a formação básica do cidadão, mediante: o desenvolvimento da capacidade de aprender, utilizando como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;  o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores e o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social (Artigo 32, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, nº 9394/96).

Ensino Médio

O Ensino Médio é a etapa que completa a Educação Básica e tem duração de três anos. Esse nível objetiva a formação para o pleno exercício da cidadania e o preparo escolar necessário para a aprovação nos principais exames, etapa decisiva da carreira estudantil.

Tem como finalidade a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina (Artigo 35, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, nº 9394/96).

O Ensino Médio oferece também o desenvolvimento físico, moral, social e intelectual do aluno, possibilitando o desenvolvimento pleno das potencialidades do educando e capacitando-o a fazer escolhas e a progredir em estudos posteriores.

Internatos

Os colégios em regime de internato da Rede Educacional Adventista oferecem educação integral pautada em princípios cristãos. No Brasil, são 16 estabelecimentos que funcionam em lugares rodeados das melhores paisagens e longe dos grandes centros urbanos.

Os internatos promovem um estilo de vida saudável que permite a cada estudante crescer em domínio próprio e assimilar valores de disciplina, respeito, responsabilidade, integridade, amizade, bondade, paciência e fé em Deus.

Além de assistência regular às aulas, os estudantes podem contar com atividades práticas, culturais, sociais, esportivas, reuniões espirituais e atividades de serviço voluntário nas comunidades próximas – tudo em um ambiente no qual a segurança é fator prioritário.

Confira abaixo, a lista dos colégios em regime de internato.

IAAI – Instituto Adventista Agroindustrial

iaai.educacaoadventista.org.br

Rio Preto da Eva – AM

FADBA – Faculdade Adventista da Bahia

fadba.educacaoadventista.org.br

Cachoeira – BA

EDESSA – Educandário Espírito Santense Adventista

www.edessa.org.br

Colatina – ES

IABC – Instituto Adventista Brasil Central

www.iabc.org.br

Abadiania – GO

FADMINAS – Faculdades Adventistas de Minas Gerais

www.fadminas.edu.br

Lavras – MG

FAAMA – Faculdade Adventista da Amazônia

www.faama.edu.br

 

Benevides – PA

 

IATAI – Instituto Adventista Transamazônico Agroindustrial

iatai.educacaoadventista.org.br

Uruará – PA

IAP – Instituto Adventista Paranaense

www.iap.org.br

Ivatuba – PR

IAPE – Instituto Adventista Pernambucano

iape.educacaoadventista.org.br

Sairé – PE

IPAE – Instituto Petropolitano Adventista de Ensino

www.ipae.org.br

Petrópolis – RJ

IACS – Instituto Adventista de Cruzeiro do Sul

www.iacs.org.br

Taquara – RS

IAAMO – Instituto Adventista da Amazônia Ocidental

www.iaamo.com.br

Mirante da Serra – RO

IAESC – Instituto Adventista de Ensino de Santa Catarina

www.iaesc.org.br

Araquari – SC

Unasp – Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus Engº Coelho

www.unasp-ec.edu.br/unasp/

Engenheiro Coelho – SP

 

Unasp – Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus Hortolândia

www.iasp.br

Hortolândia – SP

 

Unasp – Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus São Paulo

www.unasp.br

São Paulo – SP