As escolas, colégios e universidades adventistas realizam uma avaliação sócio-econômica da família do aluno que solicita a bolsa de estudos. Essa avaliação define se o solicitante tem direito à bolsa ou, no caso de ter o direito, qual o percentual de ajuda que receberá. Os critérios para essa concessão são, portanto, em função das condições sociais e financeiras de quem solicita. Há uma cota específica do número de bolsas que podem ser concedidas durante o ano letivo. Todo o encaminhamento de pedido deve ser feito diretamente à direção da escola, colégio ou universidades nos prazos estipulados pela unidade escolar. Conforme a Lei 12.101/2009, toda a instituição filantrópica concede um percentual de gratuidade para alunos carentes.

A Rede de Educação Adventista desenvolve seu trabalho educacional justamente por vivermos em um estado laico, sem uma religião oficial. A lei nos faculta o direito de, em nossas unidades, ensinarmos também os princípios e as doutrinas que consideramos verdadeiras e importantes para uma vida mais plena. Por isso mesmo a educação adventista prioriza o desenvolvimento pessoal em três níveis: físico, mental e espiritual, o que chamamos de “educação integral”. O criacionismo faz parte do nosso currículo, o que não significa que negligenciamos o ensino do evolucionismo. A nota satisfatória recebida no Enade no curso de Biologia do Unasp, campus São Paulo, por exemplo, testifica que nosso ensino é de qualidade. Entendemos como educadores que o ensino das diversas teorias que estimula o aluno a pensar e a desenvolver o senso critico.

É importante ressaltar que a Rede de Educação Adventista não apoia a prática do bullying por entender que gera traumas emocionais e espirituais de consequências trágicas para crianças e adolescentes. Como uma instituição que leva em conta princípios bíblicos, a Rede realiza ações em sala de aula para conscientizar os estudantes sobre a necessidade de respeito mútuo e cortesia cristã. Além disso, qualquer ato que se caracterize como bullying é levado ao conhecimento dos pais dos alunos e da direção escolar, colégio ou universidades que tomam as providencias cabíveis.

Sempre que você, que é pai, mãe ou responsável por algum aluno de escola ou colégio adventista, entender que precisa resolver algum problema do seu filho na unidade escolar deve seguir o seguinte procedimento. Deve primeiramente procurar a direção (diretor e vice-diretores) em caso de problemas pedagógicos, disciplinares ou de estrutura física. Caso não seja possível manter contato com essas pessoas, o ideal é deixar recado com a secretaria, pois a orientação geral é que a direção e a coordenação pedagógica mantenham contato.

O valor das mensalidades dos colégios, escolas e universidades adventistas é calculado de acordo com parâmetros já estipulados que valem para a maioria das instituições educacionais privadas. Os custos dessas mensalidades servem para pagar uma infraestrutura pedagógica e física oferecida à comunidade escolar. Para os que comprovam necessidades econômicas, há a possibilidade de concessão de bolsas. Para pais que possuem dois ou mais filhos estudando no mesmo período, também há negociação para descontos.

Qualidade é uma preocupação constante da Educação Adventista. A Rede implantou um programa chamado PAAEB, Programa Adventista de Avaliação da Educação Básica. O Programa consiste, em linhas gerais, em uma ampla avaliação, que está sendo feita anualmente em todas as unidades escolares do Brasil (já começou um projeto-piloto na Argentina) para verificar o nível de aprendizado dos estudantes de quinto e nono anos. A partir de 2014, o Programa passou também a alcançar os estudantes de Ensino Médio. Esse Programa é baseado em critérios técnicos-científicos, utilizados também pela área de educação do governo brasileiro. A ideia é que, com esses resultados, seja possível aprimorar o ensino em sala de aula, tanto em relação aos estudantes quanto em relação aos professores.

Como qualquer rede educacional privada e confessional, a Rede de Educação Adventista mantém um contrato entre o aluno e seus responsáveis e a instituição, confirmado no ato de matrícula. Nesse contrato, estão estabelecidas regras de conduta, de comportamento e de vestimenta conforme a filosofia adotada pelas escolas, colégios e universidades adventistas. No momento em que os pais e/ou os alunos assinam esse contrato eles passam a concordar inteiramente com essas normas e reconhecem que precisam respeitá-las para a boa convivência de todos no ambiente escolar. O desrespeito a algumas dessas normas implicará as punições previstas no próprio regimento escolar.