Uma experiência com a física

Via www.educacaoadventistasul.com.br

 

Muito mais do que uma disciplina que se limita a conceitos teóricos, a física está em nosso cotidiano, seja nos conteúdos que consumimos ou nas tecnologias que utilizamos. Essa premissa motivou a criação do curso online “Além do Átomo”, que aconteceu no dia 29 de junho e envolveu três escolas da Rede Adventista: Colégio Adventista de Joinville (CAJ), Colégio Curitibano Adventista Bom Retiro (CCABR), Colégio Adventista São José dos Pinhais (CASJP).

O evento foi resultado da da parceria entre três professores, um de cada uma das instituições envolvidas no projeto. Felipe Luz, Roberto Aguilar e Rudnei Machado ofereceram e ministraram o curso para os alunos do Ensino Médio.

A organização do evento ofereceu uma atividade de alto nível aos matriculados. Os professores se embasaram nos materiais do Perimeter Institute – PI (Canadá) que foram traduzidos para o português pelo Insituto Sul-Americano  para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR). Ter duas instituições dessa envergadura no projeto conferiu credibilidade ao conhecimento e à experiência vivenciados pelos estudantes.

Além disso, os assuntos abordados no curso dialogaram com as competências e habilidades determinadas pelo Ministério da Educação (MEC) para o Ensino Médio. Ou seja, foi uma chance para os estudantes se aprofundarem em conteúdos que aprendem em sala de aula.

A coordenadora pedagógica do CCABR, Patrícia Braga, listou alguns dos conteúdos que foram ampliados durante o encontro. Modelos atômicos, campo magnético, carga elétrica, energia e momento linear serão trabalhados no curso. Ela acredita que esses assuntos despertam interesse nos adolescentes e jovens, sobretudo porque boa parte das tecnologias que eles apreciam decorrem da física moderna.

Esse apreço desperta a curiosidade dos estudantes, os atrai para perto do conhecimento científico e os motivou a participar do curso. “Outro ponto importante é que os alunos passam a entender a importância da ciência e da pesquisa e, mesmo que não sigam por essas áreas, levam o aprendizado para suas vidas e acabam cobrando investimentos em pesquisa dos agentes públicos”, defende.

A estudante do CAJ,  Manuela Duarte, declara que se interessa pela área e acredita que o evento despertou o interesse de seus colegas. “Se não fosse a realização desses projetos, muitos alunos não teriam contato com a ciência”, avalia.

Valentina Susanne, aluna do CCABR, também gostou muito do evento. Ela enxerga, assim como Patrícia e Manuela, os benefícios que o curso lhe proporcionará a curto e longo prazo. “É importante sempre estar apresentando matérias diferenciadas para que os alunos compreendam melhor diversas áreas do estudo e tenham uma melhor oportunidade de achar um ramo que se identifiquem mais”, acredita.

Entre as experiências que o curso possibilitou, está a análise de imagens reais da câmara de bolas do CERN e das partes que compõem um detector de partículas. Dessa forma, eles viram, experimentaram e entenderam aplicações tecnológicas a nível de laboratório que vieram dos conceitos teóricos ensinados pelos professores.

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