‘Troco Solidário’: alunos da Educação Adventista doam cheque para Hospital Criança Conceição

Por Cláudia Brito

Via https://noticias.adventistas.org/

_________________________________________

 

Nos últimos meses, a Educação Adventista movimentou seus alunos para um papel fundamental: ajudar o próximo. O Colégio Adventista de Gravataí, no Rio Grande do Sul, contribuiu com o Hospital Criança Conceição através da arrecadação de dinheiro, alimentos e produtos de higiene pessoal.

As doações foram direcionadas para a área de oncologia do Hospital Criança Conceição, o único hospital geral pediátrico do Rio Grande do Sul, localizado em Porto Alegre.

TROCO SOLIDÁRIO

A campanha teve iniciou no mês das crianças, em outubro de 2022, onde os alunos puderam trazer doações de materiais solicitados pelo hospital. Durante o mês de novembro, através da disciplina de Projeto de Vida, foi confeccionado o ‘cofrinho solidário’, onde os alunos trouxeram suas doações em dinheiro e depositavam o que sobrava da compra do lanche na escola, autorizado pelos pais. A ação foi apelidada de ‘Troco Solidário’ e teve muito sucesso.

Alunos são apresentados ao hospital. (Foto: arquivo pessoal)

O projeto de arrecadação na escola acontece há 3 anos e foi idealizado pelo professor Eduardo Albuquerque. Neste ano, a professora da disciplina de Projeto de Vida, Melina Fernandes, se juntou a campanha e criou com seus alunos o ‘Troco Solidário’. Uma maneira que encontrou para agregar ainda mais a ação.

Participaram da campanha alunos do ensino fundamental 2, orientados pela professora Melina e alunos do ensino médio, orientados pelo professor Eduardo Albuquerque.

A ideia inicial do projeto era apenas que os alunos confeccionassem os cofrinhos solidários em sala de aula e que se sentissem o desejo de ajudar poderiam doar o troco do lanche para o hospital do câncer. No entanto, os alunos se engajaram na campanha e chegaram a sair de casa em casa solicitando ajuda para o hospital, cada um com o seu próprio ‘cofrinho’.

“Fazemos esse trabalho há 3 anos, desde 2019. Buscamos suprir as demandas daquilo que o Estado não fornece ou não manda em quantidade suficiente. Com a ideia da Melina, em fazermos o ‘Troco Solidário’, teve aderência maior pois envolveu as famílias nas arrecadações. Muitas vezes, os alunos, deixavam de comprar o lanche para fazer a doação e ajudar o projeto”, destaca o professor Albuquerque.

Foram arrecadados R$1.400 em dinheiro, além de duas caixas de Nescau, três latas de leite NAN e uma caixa de produtos de higiene pessoal. Parte do valor arrecadado foi usado para materiais escolares e jogos pedagógicos não fornecidos pelo Estado.

Melina canta para Esmeralda. (Foto: arquivo pessoal)

“Foi realmente algo muito impactante tanto para os alunos como pra nós professores. Na visita, a emoção tomou conta de mim quando cantei a música “Conquistando o Impossível” para a menina Esmeralda. A mãe, enfermeiras, médicas e assistente social choraram bastante. Eu faço projeto social há mais de 10 anos, mas esse com certeza foi o mais impactante”, conta a professora Melina.

GRATIDÃO

Hospital Criança Conceição atende pela rede SUS e recebe crianças de todas as regiões do estado para tratamentos com o câncer e outras patologias.

O acesso do colégio ao hospital se deu através do contato com a assistente social da área da oncologia, Dra. Eliana Affonso, que já esteve no colégio adventista palestrando sobre a profissão de Assistente Social e contando um pouco sobre a rotina de um paciente da área de oncologia para os alunos.

Alunos visitam alas do hospital. (Foto: arquivo pessoal)

Dentro do hospital existe uma sala de aprendizagem, onde uma professora auxilia os alunos pacientes no processo de ensino.

“Nossas doações, além da compra de leite NAN que foi o pedido inicial do hospital, vai auxiliar na aquisição de materiais pedagógicos, pois muitas crianças que estão no tratamento contra o câncer necessitam desses materiais para continuarem seu processo de aprendizagem”, destaca a diretora do Colégio Adventista de Gravataí, Carmen César.

Dra. Eliana Affonso com cheque em mãos e alunos da Educação Adventista. (Foto: arquivo pessoal)

Para a Dra. Eliana Affonso, que recebeu os alunos no hospital, foi muito gratificante ver o envolvimento dos estudantes com as arrecadações. “Quando busco em minha memória nossa paciente Cristal com seus olhinhos fechados rezando com a gente e sua mãe muito emocionada, simplesmente não consigo quantificar nossa alegria. Muito obrigado”, expressa a assistente social.

A gerente de administração do hospital, Dra. Denise Braga, também deixou suas considerações para a ação da escola. Ela agradeceu a Educação Adventista “pela significativa doação” e desejou “bênçãos da paz, prosperidade e fraternidade entre todos neste Natal e Ano novo que se aproxima”, escreveu em um bilhete, entregue a escola.

Confira imagens abaixo da Dra. Eliana Affonso e professora Maiara, à direita, fazendo compras de material escolar com dinheiro do ‘Troco Solidário’. Dra. Eliana Affonso e professora Maiara, à direita, fazem compras de material escolar com dinheiro do ‘Troco Solidário’. (Foto: arquivo pessoal)

Veja também:

Blog

Por que o E-class Play é inovador?

E-class Play não é apenas mais uma plataforma de streaming em meio a tantas. Ela surge com um diferencial: seus conteúdos são voltados para o nicho educativo, entretendo e ensinando a galera que está em fase escolar

Leia mais »