Trabalhando com as mãos

Papel, tecidos, cola, tinta, barbante, fitas coloridas, retalhos de papelão e disposição para criar. Esse é, sem dúvidas, um bom caminho para inserir no aprendizado infantil novas possibilidades de desenvolvimento. Que criança não se sente desafiada ao ser convidada a confeccionar ferramentas, brinquedos ou presentes para os pais? Na contemporaneidade, no entanto, não raro observamos os pequenos se divertirem apenas com celulares e tablets. No universo das telas, que importância e potência encerram as atividades manuais na formação de crianças?

 

Para estudiosos do campo, o uso de atividades manuais durante o processo educacional é rica ferramenta para fomentar o desenvolvimento social, a criatividade, coordenação motora e o pensamento sistêmico na resolução de problemas. Além do mais as experiências individuais são enriquecidas por meio do tato, das texturas e do apelo sensorial existente na fabricação de objetos. Enquanto o excesso de tecnologia acelera e superestimula as crianças, o trabalho manual organiza ideias e é uma singular forma de expressão.

 

O uso das mãos é uma constante nas atividades rotineiras e a relevância das habilidades manuais é um dos mais importantes recursos para explorar e descobrir o mundo. Inserir semanalmente atividades em sala de aula que contemplem o trabalho manual é fundamental para o enriquecimento da prática docente e a potencialização dos resultados no aprendizado. Vale lembrar, também, que as atividades manuais também podem ser estimuladas em casa, pelos pais ou cuidadores. E, ainda que vivamos em um mundo altamente tecnológico, trabalhar com as mãos em projetos experimentais pode, também, contar com o apoio da tecnologia.

 

Na internet é possível encontrar modelos, ideias, novas técnicas e tutoriais que podem ajudar aos pequenos. E preocupar-se em desenvolver este lado criativo é uma interessante maneira de criar consciência sobre a importância da vida sustentável e do olhar mais crítico para o consumo. Crochê, bordado, pintura, dobraduras (como o origami), murais, são bons exemplos de atividades que podem ser realizadas com um grupo de crianças. Confira alguns benefícios que o trabalho manual pode produzir:

 

  1. Nível físico

Reforço (e melhora) das habilidades psicomotoras, como facilidade para coordenar movimentos e articular variadas atividades ao mesmo tempo.

 

  1. Nível emocional

Potencialização da autoestima, motivação e proatividade. É importante para o reconhecimento de que há (na criança) a capacidade de criar, organizar e ser útil no mundo

 

  1. Nível cognitivo

Ajuda no desenvolvimento da aprendizagem, do pensamento sistêmico, retenção de dados e memorização inteligente.

 

No conjunto da educação, na potencialização de sua integralidade, estas atividades certamente produzirão evoluções nos níveis de disciplina, curiosidade, paciência, perseverança, concentração e controle emocional. Que tal algumas dicas de atividades interessantes que você pode realizar com seus filhos em casa, ou desenvolver com um grupo de alunos específicos?

 

  1. Jardim colorido

Nesta atividade você pode ensinar as crianças a produzirem um vaso de barro ou concreto, seguindo as técnicas de qualquer um dos processos e, depois, plantar com eles flores coloridas. A tarefa será, também, cuidar das plantinhas e observar seu crescimento durante algumas semanas. É um excelente trabalho manual que ensina sobre meticulosidade e cuidado, além, é claro, sobre a beleza da natureza.

 

  1. Origamis divertidos

Convide os pequenos a pesquisar na internet técnicas de dobradura para criar animais de origami. Compre papeis coloridos e os ajude a montar as miniaturas de acordo com os passos requeridos. Depois, você pode conversar sobre a riqueza da fauna brasileira ou sobre a importância de cada animal para o ecossistema.

 

  1. Paper toy

Imprima variados brinquedos de papel, que podem ser encontrados facilmente na internet. Incentive as crianças na montagem, disponibilizando todos os materiais necessários (como cola, tesoura, barbante, etc). Depois, convide a todos para uma tarde de jogos, em que os brinquedos de papel serão os objetos de diversão.

 

  1. Quadros famosos

E por que não brincar um pouco com a arte? Apresente às crianças uma série de quadros famosos e conte as histórias de seus pintores. Depois, munindo cada uma delas com materiais de arte, convide-as para reinventar um dos quadros de acordo com suas percepções e ideias. É uma ótima maneira de discutir com os alunos o valor sociocultural da arte e sua importância para o desenvolvimento humano.

 

E aí, gostou das ideias? Incentivar habilidades manuais pode ser uma excelente maneira de potencializar aspectos, muitas vezes, mais subjetivos da educação e criar espaços para vínculo e pertencimento. Nosso desafio é este: experimente trabalhar com as mãos em sua sala de aula ou com as crianças da casa! Os resultados podem ser surpreendentes. 

 

Veja também: