Encontro escolar fortalece propósito da Educação Adventista

Por Amanda Januário

Via https://noticias.adventistas.org/

_________________________________________

“Alinhavos Pedagógicos”, este foi o tema que norteou o encontro das três escolas adventistas da Associação Mineira Leste (AML). Entre palestras e atividades que fortaleceram a busca pelo conhecimento e competências dos educadores, esteve a analogia da arte da costura que tem diversos processos para uma obra final. O encontro aconteceu em Teófilo Otoni e durante dois dias reuniu professores, secretários, coordenadores e diretores das unidades.

O evento ocorre anualmente e oferece diversos benefícios. Como aconteceu com Clélia Fortunato, professora há três décadas na rede, que encontra nesses momentos espaço para ampliar e atualizar seu conhecimento como docente, além da troca de experiências. Em sua visão, “a melhor forma de aprender é ajudar alguém”, pontua Clélia.

Para Alex Cerqueira, líder geral da Educação Adventista no leste mineiro, reunir as pessoas regularmente para treinamentos e eventos pedagógicos é uma prática essencial, pois cada ano representa uma nova oportunidade. Além disso, é crucial seguir as leis e regulamentos no ensino. “Cada encontro pedagógico representa uma oportunidade de crescimento e aprendizado, contribuindo para a construção de um ambiente educacional mais eficaz e acolhedor”, enfatiza Cerqueira.

Alinhavos Pedagógicos, entenda

A Educação é um processo dinâmico. Uma das palestrantes do evento, a Dra. Profa. Thalita Regina Garcia exemplificou isso em suas palavras. Ela indicou que em algumas situações a formação inicial não consegue abranger todos os aspectos e desafios da prática educativa. “A atualização constante se torna essencial para que os professores possam acompanhar as mudanças na legislação educacional, as demandas da sociedade e as novas necessidades de cada geração de alunos”, indica Thalita.

Ao observar uma costureira, vemos inicialmente um amontoado de retalhos, tecidos sem forma. O trabalho minucioso traz no final uma bela peça. Na educação cada ação pedagógica realizada é como um pequeno retalho que, ao ser alinhado com cuidado, contribui para a construção do caráter e do conhecimento dos alunos. “É importante que estejamos atentos à importância de cada detalhe no processo educacional, desde a base, para que possamos fazer a diferença na vida das crianças” aponta Heslem Franco, coordenadora pedagógica das três unidades.

Veja alguns momentos do encontro

Veja também: