Educação Adventista recebe certificação no G20 por projeto de energia solar

Por Paulo Ribeiro

Via https://noticias.adventistas.org/

_________________________________________

Rede de Educação Adventista da região Sul do Brasil foi reconhecida no G20 – grupo que reúne as maiores economias do mundo – devido ao seu projeto de sustentabilidade voltado para a instalação de placas fotovoltaicas para o uso de energia solar em suas escolas. O evento ocorreu em Nova Delhi, capital da Índia, nos dias 9 e 10 de setembro, e contou com a presença de líderes de 19 países, além da União Europeia.

A certificação foi concedida pelo Ministério de Energia da Índia, que reconheceu a Instituição Sul Brasileira de Educação como uma das 100 edificações sustentáveis mais notáveis do mundo.

O projeto de colocação de painéis solares em escolas adventistas começou no Paraná, em parceria com a Copel, principal distribuidora de energia elétrica do Estado, e a Petinelli, uma empresa especializada em projetos de gestão de energias renováveis. Mais tarde, o projeto se expandiu para as instituições de ensino da Rede nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Atualmente, mais de 60 escolas já possuem essa tecnologia sustentável, o que corresponde a cerca de 44 mil metros quadrados em placas fotovoltaicas. A meta é que até 2025, todas as unidades da região Sul do Brasil se tornem autossuficientes, ou seja, capazes de gerar energia elétrica suficiente para atender às suas necessidades de consumo.

Faculdade Adventista do Paraná (FAP) é um exemplo de instituição educacional que se beneficiou com esse projeto, contando com uma usina fotovoltaica composta por 2.224 placas solares.

Iniciativas de economia

Segundo explica o diretor financeiro da Educação Adventista da região Sul do Brasil, Cirineo Viera da Rosa, para receber a certificação no G20, não basta apenas instalar placas solares. Diversas outras iniciativas sustentáveis foram implementadas, incluindo a substituição de lâmpadas, aparelhos de ar-condicionado e outros aparelhos elétricos por modelos mais eficientes em termos de consumo de energia.

Moldando valores das novas gerações

O pastor Rubens Silva, diretor da Educação Adventista para a região Sul do Brasil, ressalta que, além dos benefícios econômicos e da contribuição para a preservação ambiental, o projeto também possui um importante propósito pedagógico. “Esse projeto reforça a nossa essência como Educação Adventista e, além disso, envia uma mensagem poderosa para a comunidade, pois como escola, estamos moldando os valores das novas gerações e demonstrando que o cuidado com a vida é o bem mais precioso para todos nós”, destaca Silva.

Reconhecimentos anteriores

Além do reconhecimento no G20, ao longo da implementação do projeto de painéis solares fotovoltaicos, a Educação Adventista conquistou outros prêmios, como o certificado Zero Energy, amplamente reconhecido pelo GBC (Conselho de Construção Sustentável).

Veja também: