Uma atividade sem fazer aqui, uma nota vermelha ali. Muitas vezes, por diversos fatores que vão desde organização até problemas emocionais, os estudantes empurram o ano letivo com a barriga sem dedicar o tempo e o empenho que os estudos merecem e precisam.
Como dizem nossos avós e pais, a gente colhe o que planta, né? Infelizmente nem sempre gostamos dos frutos que colhemos, principalmente se eles têm a ver com a repetência de uma etapa na vida escolar. Quando isso acontece, bate um desespero seguido por um desânimo. O que fazer diante dessa situação?
E agora?
Bom, você pode até não ter gostado do fruto que colheu, mas ainda dá para fazer muita limonada com esse limão. Metáforas à parte, vamos direto ao ponto: todas as situações de nossa vida, com a devida sabedoria, podem ser usadas a favor de nosso crescimento. Então, você tem duas escolhas diante de uma repetência:
1- Ficar se lamentando, não fazer nada a respeito e entrar no próximo ano letivo com desmotivação;
2- Usar essa situação de impulso para crescer.
Os mais espertos escolhem a segunda opção e, se você for um deles, queremos ajudar com isso! A Educação Adventista estima o seu crescimento acadêmico e seu amadurecimento emocional, por isso aconselhamos algumas ações e pensamentos que podem ajudar a fazer diferente no ano que vem, a partir da sua reação a essa experiência.
1- Avalie criticamente o ano que passou para identificar o problema que te levou à repetência. Se necessário, peça ajuda de alguém que te acompanhou e que deseja o seu bem. Essa pessoa poderá te ajudar na avaliação.
2- Com o problema identificado, trace um plano de ação para que ele não se repita. Por exemplo, caso tenha identificado a desorganização como causa, já pense em como organizar sua rotina para quando as aulas voltarem.
3- Coloque seus estudos numa posição de compromisso. Na sua idade, nada mais pode ocupar a importância e o tempo de sua formação acadêmica. Seu futuro depende dela e você precisa tratá-la com a devida seriedade.
4- Se tiver dificuldades com alguns dos conselhos citados acima, conte com sua rede de apoio. Sua família e escola estão ao seu lado para dar todo o suporte, força para levantar quando cair e aplausos quando você cruzar a linha de chegada.
Não importa como foi este ano, seguimos ao seu lado com a certeza de que você tem capacidade de se superar a cada dia. Torcida e inteligência não lhe faltam! Acreditamos em seu potencial e em tudo que podemos fazer juntos.