Terapia por meio da música: uma carreira possível

 

Via www.educacaoadventistasul.com.br/blog

 

A música sempre esteve presente na história da humanidade. No decorrer dos séculos, ela passou a ocupar cada vez mais espaços e também significados nas civilizações. Atualmente, para muito além de notas musicais que encantam e inspiram as pessoas, a música como ofício ganhou diferentes contornos, possibilidades, abre campo para negócios e variadas áreas de atuação. Cada vez mais, por exemplo, se tornam relevantes os conceitos e tratamentos proporcionados pela musicoterapia.

A área é responsável por trabalhar com elementos como ritmo, harmonia, som e melodia para tratamento físico, mental e também social. A finalidade é atuar em diversas dimensões da vida, seja comunicação, relacionamento, aprendizado e até mesmo na expressão, se convertendo na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Atualmente já existem algumas instituições que oferecem curso de graduação superior na área, que está associada aos estudos de música e também medicina. As especializações são mais comuns e amplamente oferecidas por inúmeras faculdades em todo o Brasil. Muito procuradas por profissionais formados em ambos campos do conhecimento e também interessados, que descobriram o campo como uma possibilidade atual e emergente de carreira.

Na prática a atuação desse profissional pode ser aplicada para reabilitação motora em casos da perda de mobilidade por acidentes que comprometem movimentos e funções neurológicas, por exemplo; também pode ajudar a alunos com dificuldades de aprendizagem, apurando sentidos e concentração; como uma atividade de rotina com objetivo de alcançar maior bem-estar, lucidez e longevidade do cérebro, em acompanhamentos com idosos; e ainda no auxílio do tratamento para dependentes químicos na superação dos seus vícios e reintegração de detentos.

A eficiência da musicoterapia já é amplamente conhecida e respaldada pela ciência, podendo ser potencializada com a utilização de outras técnicas multidisciplinares em parceria com terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia, por exemplo. É uma área em crescimento, que necessita de profissionais qualificados para o seu desenvolvimento.

Se você quer conhecer mais áreas e diferentes possibilidades de carreiras, fique sempre atento aqui ao nosso Blog, que trazemos todas as novidades do mercado pra você!

Veja também: