Organize sua rotina de estudos

Alguém já perguntou sua profissão e você respondeu que era estudante? Se sim, saiba que sua resposta fez todo sentido. Estudar é uma ocupação que toma tempo, demanda dedicação e exige desempenho positivo, assim como todos os demais trabalhos. Não cai nenhum salário na conta ao final do mês, mas receber um boletim azul a cada bimestre  recompensa todo esforço.

A ideia é passar de ano, de preferência com notas altas e sem sufoco. Para ter êxito, a rotina de um estudante envolve aulas, leitura de livros e outros textos, trabalhos em grupos, exercícios, redações, problemas matemáticos, provas, simulados. Haja fôlego para dar conta de tudo isso! Mas o fato é que ao se organizar direitinho, todo mundo consegue. Organização é a palavra chave. Sem ela, você não flui em seus estudos e tampouco alcança bons resultados.

Separamos algumas dicas com a finalidade de ajudá-lo a organizar uma rotina de estudos que seja tão produtiva quanto saudável.

1-Conheça sua rotina

Obviamente você faz outras coisas além de estudar. Liste todas as atividades que precisa realizar ao longo da semana, desde o curso de inglês até as atividades domésticas. Feito isso, reserve um tempo para cada uma delas a fim de que uma não atravesse a outra.

2- Escolha um lugar para estudar

Com o seu horário de estudos devidamente reservado e separado das demais atividades, escolha um lugar da casa para estudar. Ele precisa ser sossegado, iluminado, arejado, confortável e conectado à internet. Se o espaço atender a essas características, você conseguirá ficar nele por horas sem interromper sua concentração.

3- Monte um cronograma

Distribua as disciplinas que precisam ser estudadas ao longo dos dias das semanas e determine o tempo necessário para cada uma delas. No caso das aulas, você precisa seguir o cronograma da escola e não tem muito para onde fugir. Porém, o horário das revisões fica a seu critério, conforme for mais viável dentro de sua rotina. Aliás, vale um adendo: o ato de revisar é imprescindível para quem pretende aprender e memorizar o conteúdo. Fica a dica!

4- Faça pausas, mas evite distrações

Se ficar estudando sem parar, cedo ou tarde, você ficará saturado e a mente não conseguirá absorver nem uma letra a mais. Portanto, recomendamos que você pare a fim de respirar um pouco, alongar o corpo, beber uma água. Essas pausas devem ser breves. Nada de perder tempo rolando a timeline do Instagram no celular, ok? Enquanto estuda, mantenha-se longe de distrações como essa.

 

A organização pode ser desenvolvida

Talvez você não se considere uma pessoa organizada e tenha desdenhado dessas dicas. No entanto, a organização, assim como todas as virtudes, são passíveis de desenvolvimento a partir do momento em que há disposição. Ou seja, para ter uma rotina de estudos como a indicada, não há necessidade de ser uma pessoa organizada logo de cara. Basta estar disposto a se tornar!

Desenvolva a organização e experimente na prática os resultados positivos que ela traz. Você terá mais disciplina, foco, concentração, motivação, rendimento e produtividade. Sua vida escolar dará um salto adiante.

Veja também: