O trabalho edifica homens e mulheres, além de manter a sociedade funcionando. Cada um faz a sua parte para que todas as necessidades sejam contempladas em nossas respectivas comunidades. Crianças devem aprender desde cedo sobre a importância de trabalhar e a valorização daquilo que pais e mães fazem por elas.
São os trabalhos dos pais que colocam comida sobre a mesa, roupa dentro do guarda-roupa e livros na mochila da escola. Desenvolver a consciência dos pequenos sobre tudo isso implica no estímulo de um senso de responsabilidade e os direciona para suas possíveis vocações, que potencialmente se tornarão ofícios no futuro.
Há muitas formas de desenvolver essa consciência:
1- Como o papai e a mamãe trabalham?
Por trás do sustento, existe muito esforço dos responsáveis pela manutenção da casa. Se for possível dentro da sua realidade, leve seu filho para conhecer seu ambiente de trabalho e fale sobre o que você faz.
2- Envolvimento nos afazeres domésticos
Explique que crianças não trabalham, porque devem se concentrar em estudos e brincadeiras, mas envolva-os nas atividades domésticas. Peça para que seu filho lave a louça, guarde seus brinquedos e mantenha a própria cama arrumada. Esses gestos, quando praticados na infância, formam adultos responsáveis e maduros.
3- Brincando e aprendendo
Também há como ensinar de modos lúdicos. Existem muitos brinquedos e jogos que abordam a temática do trabalho. Por exemplo: lousas, estetoscópios e pequenos carros de bombeiro fazem com que as crianças se imaginem em diversas profissões.
Para muitas, a decisão sobre seus respectivos futuros acontece entre uma brincadeira e outra. Quem de nós nunca cogitou a possibilidade de ser professor ao brincar de escolinha com os amiguinhos?
4- Papo sério
Ensine seu filho a valorizar tanto o seu trabalho quanto o trabalho da professora que o ensina, do pedreiro que construiu a casa onde moram, da atendente que passa as compras no supermercado. E, mais do que ensinar pelas palavras, ensine pelo exemplo. Seja cordial com todos os profissionais que cruzam seu caminho para influenciar seu filho a fazer o mesmo.
A Educação Adventista se esmera para formar cidadãos conscientes e responsáveis sobre todos os aspectos que envolvem o trabalho, mas essa formação se dá entre escola e família. Contamos com sua ajuda para isso!