Colégio Adventista arrecada mais de 18 toneladas de alimentos

Por Fernanda Silva

Via https://noticias.adventistas.org/

_________________________________________

Há 4 anos, Aline Rodrigues juntamente com os seus 3 filhos, Arthur, 5º ano, Maria Clara, 3º e Maria Luíza do Jardim II, participam da Gincana Solidária da Escola Adventista de Palmas. “Cada um fica em uma equipe diferente, então eu, meu esposo e minha mãe nos dividimos, cada um com uma das crianças para apoiar a equipe. A gente ama participar!”, afirma Aline, sobre a dinâmica da família para participar da Gincana.

Para ela, a Gincana Solidária além de despertar a solidariedade nos pequenos, ainda une pais, professores e comunidade em prol de um mesmo objetivo. “Meus filhos entendem que a Gincana vai além da competição, entendem que o principal objetivo é servir, é ajudar o próximo, eles mesmo já separam os brinquedos e roupas para doação. Esse ano, o meu mais velho queria doar todas as roupas, tive que intervir”, conclui Aline em meio a risadas.

A Gincana Solidária acontece desde 2018 com desafios envolvendo arrecadação de alimentos não perecíveis, doação de roupas e brinquedos, latinhas, doação de sangue e cadastro de medula óssea, projetos comunitários, reformas e apoio a instituições beneficentes. Para isso, os mais de 1000 estudantes do 1º ao 9º ano da Escola Adventista de Palmas (EAP) foram divididos em 6 equipes.

As ações duraram 2 meses, neste período, os estudantes puderam integrar as atividades regulares da escola com os desafios solidários, indo além dos muros do prédio escolar. “Os estudantes além da solidariedade, puderem desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais tais como, planejamento, motivação, criatividade, perseverança, trabalho em equipe, liderança, resolução de problemas e cooperação”, explica Milene, vice-diretora da EAP sobre a intencionalidade pedagógica da Gincana no desenvolvimento integral dos estudantes.

Desafios Solidários

As equipes realizaram recolta de alimentos em frente de supermercados, criaram contas nas redes sociais, tudo para mobilizar o máximo de pessoas possíveis nos desafios. “Eu, juntamente com os meus pais, ligamos para todos da nossa família para doar sangue, levamos o hemocentro móvel para outra cidade para captar mais doadores. Valeu a pena, pois somente eu consegui 90 doadores. Estou feliz, pois sei que muitas vidas serão salvas!”, comemora Arthur Larceda de 12 anos.

Também foram realizadas doações de cestas básicas para a Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmas, itens de higiene e limpeza na Casa de Apoio Vera Lúcia e feita a reforma do corredor de espera da Maternidade Dona Regina. “O trabalho realizado por eles aqui proporcionou um ambiente mais aconchegante para as mamães e os bebês”, agradece Iatagan Barbosa, diretor-geral da Maternidade Dona Regina.

Resultados

Para Joel Santos, diretor da Escola Adventista de Palmas, a 6ª edição da Gincana Solidária bateu recordes. “Esse ano a proposta da Gincana Radical + Extreme + Legal foi motivar a comunidade escolar a servir ao extremo”, enfatiza Santos. Como resultado ao final foram arrecadados o total de 18 toneladas de alimentos arrecados, quase 19 mil peças de roupa, mais de 1500 pares de calçados, 3730 brinquedos e 826 itens de limpeza que foram direcionados para famílias carentes. As 100 mil latinhas recolhidas pelos estudantes foram para reciclagem, contribuindo com a sustentabilidade. E a quantidade de doadores de sangue foi de 300.

A equipe vencedora recebeu como premiação um dia de lazer em uma chácara da capital, entretanto o verdadeiro prêmio é outro. “Nos emocionamos com o resultado, mas nossa principal alegria é saber que por causa do trabalho desenvolvido famílias serão ajudadas, esse é o nosso maior prêmio”, destaca a líder da equipe vencedora, professora Ana Paula Silva. Mesmo com um único primeiro lugar, todas as equipes foram verdadeiras campeãs do amor e da solidariedade!

A ação chamou a atenção da mídia:

 

Veja também: