Como ajudar seu filho a aprender mais no ensino remoto?

A educação a distância já existia antes mesmo da pandemia, sobretudo no Ensino Superior, mas antes era apenas uma alternativa e não uma obrigatoriedade. Agora o EAD se tornou a única opção possível para muitas escolas e cidades. Ou seja, para não interromper o ano letivo, alunos e professores devem se adaptar à realidade. E os pais e mães? Que papéis desempenham nessa história?

Desde sempre, a Educação Adventista acredita na cooperação entre família e escola para a formação acadêmica, social e emocional das crianças e adolescentes. Agora, mais do que nunca, temos que colocar essa parceria para funcionar. Por exemplo, se um estudante tem dificuldade para aprender com o EAD, como os pais podem ajudar? Seguem algumas dicas:

1- Crie uma rotina

Antes da pandemia, seu filho tomava banho e almoçava cedo para ir à escola na hora certa. Mesmo que ele não precise mais se deslocar da casa para o colégio, saiba que é importante manter a rotina. Reserve momentos para estudar, para brincar e para descansar. Sem desenho animado na hora das aulas. Respeitar os horários colabora para com o desenvolvimento das crianças. 

 

2-Separe um espaço de casa para as aulas

Arrume um cantinho confortável da casa para seu filho estudar. Tem que ser um lugar sem distrações e com fácil acesso à internet. Já que não tem sala de aula do colégio, a gente se vira como pode, né?

 

3-Pergunte sobre o que ele aprendeu

Converse com seu filho sobre as aulas, pergunte sobre o que ele está aprendendo e deixe que ele te explique com seu próprio jeitinho. Peça para que ele desenvolva seus pensamentos e opiniões. Se tiver dúvidas, ajude-o a solucioná-las, seja perguntando à professora ou estudando juntos. 

 

4- Mantenha o vínculo com a escola

Seu filho sente saudade do olhar dos professores e das brincadeiras no pátio com os amiguinhos. Faz tempo que ele não veste o uniforme ou prepara a lancheira. O convívio físico foi suspenso por tempo indeterminado, mas podemos manter o vínculo com a escola dentro das possibilidades que temos. Além das aulas virtuais, estimule sua criança a interagir com os coleguinhas e falar sobre a escola. 

Logo logo, tudo isso vai passar

Queremos acreditar que essas dicas são necessárias apenas por enquanto. Os professores já começaram a ser vacinados e, assim que possível, as aulas presenciais retornarão. Por enquanto, todos nós estamos dando o nosso melhor como educadores, seja como pais ou professores. Sigamos juntos e unidos pelo desenvolvimento das crianças!

Veja também: