Colégio utiliza musical de Páscoa para conscientizar sobre bullying

Por Jordana Perdoncini 

Via https://noticias.adventistas.org/

_________________________________________

Neste ano, o musical de Páscoa no Colégio Adventista Centenário, em Curitiba, apresentado no último domingo, 2, teve um cenário diferente do tradicional. No palco, ao invés de cenas como a crucifixão de Jesus Cristo, a encenação era sobre “bullying”. O termo tem origem inglesa e faz referência há um tipo de violência, que é mais comum no ambiente escolar. Ele se caracteriza por ameaças, intimidação, xingamentos, humilhações e agressões, que podem causar danos, tanto físicos, quanto psicológicos as vítimas.

Na encenação intitulada “Perfeito amor” apresentada no evento, a aluna Nicole de Salles, do Ensino Médio, retrata a história do dia a dia de uma estudante, que muda de escola e passa a ser rejeitada pelos colegas. “Eu acho importante representar isso, especialmente, em forma de teatro, como uma forma de deixar mais claro os sentimentos gerados nas vítimas”, destaca.

Segundo o professor de música e autor do musical, Paulo Mandoio, a ocasião que faz alusão a data cristã ficou propícia para falar do assunto. “Tentei demonstrar como podemos aplicar o amor ensinado por Jesus na cruz, no cotidiano das crianças”, justifica o educador.

Músicas apresentadas e peça foram produzidas especialmente para o musical de Páscoa (Imagem: Sandriny Cristina)

Ideia que foi aprovada pelos pais, como o Anderson Camasseto, por exemplo, que tem dois filhos matriculados na unidade de ensino. “Vivemos uma realidade hoje, com as redes sociais, que aumenta a nossa preocupação com esse assunto e a abordagem da escola nos ajuda a estar mais preparados pra lidar com a questão em casa”, relata.

Andressa Manholer, que também é mãe de aluno, elogiou a sensibilidade da instituição ao tratar do assunto. “A apresentação foi muito emocionante e demonstrou que a escola trabalha valores que são comuns à nossa família, como o amor e o respeito”, observa.

De acordo com a diretora do colégio, Elisa Castilho, todas as músicas, arranjo e inclusive a história, foram produzidas pelo professor Paulo Mandoio, que atua na unidade, especialmente para a ocasião. “Os alunos entenderam a mensagem, percebemos isso, inclusive os pequenos da Educação Infantil, que reagiram positivamente ao programa, de uma forma visível”, comemora.

Veja também: