Por Paulo Ribeiro
Oito estudantes dos ensinos médio e fundamental do Colégio Adventista de Joinville (unidade Saguaçu) foram pré-selecionados para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021 (International Olympiad of Astronomy and Astrophysics, Global e-Competition of Astronomy and Astrophysics e Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica). Os eventos ocorrerão em 2021, por enquanto sem mês, dia e local definidos em decorrência da pandemia da covid-19.
Para serem selecionados para a etapa internacional, os alunos fizeram uma prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Por conta do bom desempenho que alcançaram na competição, eles conseguiram a classificação.
Ao todo, a Educação Adventista no Brasil, teve 28 alunos selecionados para o evento internacional. Sendo que o Colégio Adventista de Joinville representa 28,7% do total de estudantes classificados. Entre as escolas de ensino particular em Joinville, essa unidade educacional adventista obteve o melhor percentual.
“É com alegria que comemoramos a colocação desses oito alunos. Temos muitos motivos para celebrar a obtenção de resultados de destaque, tanto para a Educação Adventista quanto ao nosso colégio”, comemora e agradece Rodrigo de Araujo França, diretor do Colégio Adventista de Joinville (unidade Saguaçu).
Os estudantes foram orientados pelo professor de física Rudnei Machado. “Queremos parabenizá-los pelo excelente desempenho, comprometimento com a
sua aprendizagem e dedicação. Aos professores o nosso muito obrigado, pois sabemos que os resultados até aqui alcançados são frutos do excelente trabalho acadêmico desenvolvido em nossa escola”, reconhece Machado.
Estudantes medalhistas na competição nacional
Além dos que se classificaram para o evento internacional, outros estudantes do Colégio Adventista do bairro Saguaçu participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. “Aproveitamos a oportunidade para parabenizar todos os alunos que participaram da OBA, em especial os 113 que receberam medalhas, sendo 15 de ouro, 38 de prata e 60 de bronze”, elogia Machado.
Outros destaques e premiações
De acordo com o diretor do Colégio Adventista do bairro Saguaçu, a unidade educacional também já conquistou outras classificações e premiações. “Em 2019, tivemos um feito grandioso com a premiação da medalha de ouro, em âmbito nacional, para o aluno Christoph Zevenbergen na Olimpíada Brasileira de Física (OBF). Em 2020, mesmo em meio à pandemia, excelentes colocações e notas também na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)”, destaca o diretor Rodrigo de Araujo França.