Estudante de Escola Adventista brilha como finalista na FEBRACE

Por Jefferson Braun 

Via https://noticias.adventistas.org/

_________________________________________

Em um feito notável para a comunidade da Rede Adventista de Educação em Mato Grosso do Sul, a Unidade Jardim Leblon celebra a conquista de seu aluno, Gabriel Santana, que se destacou juntamente com outros dois colegas, Gustavo Takashi e Samuel Skowronski, de diferentes instituições de ensino, como finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). A jornada iniciou-se no ano anterior, quando os estudantes, após participarem de feiras científicas locais, decidiram inscrever-se na FEBRACE em busca de desafios mais robustos.

O processo de seleção foi rigoroso, envolvendo entrevistas e apresentações diante de bancas examinadoras. Sob a orientação dedicada da professora Camila Monteiro Batista, esses jovens cientistas foram escolhidos entre mais de 500 projetos inscritos, assegurando um lugar na final que ocorrerá em março, em São Paulo.

O projeto que os colocou em destaque é um propulsor iônico inovador para veículos aéreos espaciais. A proposta não apenas explora eficiência e sustentabilidade, mas também busca promover a construção de peças reutilizáveis, reduzindo desperdícios e fomentando a sustentabilidade ambiental.

A professora Camila, além de orientadora, desempenhou um papel crucial na trajetória dos alunos. Sua contribuição não se limitou ao aspecto técnico do projeto; ela guiou a equipe, proporcionando suporte motivacional e direcionamento para que o trabalho se desenvolvesse de maneira eficaz.

Segundo a professora, o desenvolvimento do trabalho só foi possível devido à parceria com a Universidade Federal do Estado, a UFMS. “A importância do laboratório da UFMS no apoio aos experimentos realizados pelos alunos não pode ser subestimada. A parceria com o professor adventista da universidade, Robert Schiaveto, enriqueceu ainda mais o projeto, proporcionando uma abordagem interdisciplinar e a aplicação prática do conhecimento teórico adquirido”, pontuou.

Durante o processo, os alunos enfrentaram desafios significativos, desde a falta de recursos até a complexidade da arquitetura do propulsor iônico. No entanto, esses obstáculos foram superados com dedicação e tentativas constantes, ressaltando a resiliência e determinação da equipe.

As expectativas de Gabriel e da equipe para a etapa final da FEBRACE são elevadas, alimentadas pelo desejo não apenas de representar a escola, mas também de inspirar outros jovens cientistas. “Nossas expectativas são várias, mas a que mais desejamos é estarmos indo representar o Brasil e o Mato Grosso do Sul na “Regeneron” ISEF, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e se Deus quiser, Ele nos proporcionará essa incrível oportunidade”, reafirmou.

Além da competição, a participação de Gabriel na FEBRACE tem impactado positivamente o ambiente educacional, estimulando o interesse pela ciência e incentivando a busca por desafios intelectuais. A Educação Adventista, por meio de Gabriel e seus colegas, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos e a promoção da excelência acadêmica.

A Educação Adventista, através da Unidade Jardim Leblon, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos e a promoção da excelência acadêmica. A comunidade escolar aguarda ansiosamente a apresentação do propulsor iônico na etapa final da FEBRACE e celebra o potencial extraordinário desses jovens cientistas.

Veja também: