Educação adventista oferece curso de especialização para professores da rede

Por Érica Tavares

Via noticias.adventistas.org

Todos os professores da rede adventista de educação no sul do Maranhão iniciaram neste semestre a Especialização em Metodologias Ativas para Educação Básica. O curso de pós-graduação, ofertado pela Faculdade Adventista da Amazônia (Faama), terá duração de dois anos com módulos presenciais e atividades mensais no ambiente virtual.

As cinco unidades escolares da região, sediadas nas cidades de Imperatriz, Porto Franco, Santa Inês e Bacabal, contam com 100 professores, entre docentes e equipe técnica. “É um marco para a Educação Adventista Sul Maranhense reunir todo o corpo docente para envolvê-los num curso que trará crescimento pessoal e principalmente profissional. Seguramente ajudará a atender as novas demandas do período pós pandemia”, acredita a prof.ª Suzane Reis, coordenadora pedagógica da rede no sul do Maranhão.

Nos dias 11 e 12 de janeiro os docentes assistiram ao primeiro módulo do curso, que foi preparado para atender ao público da educação básica, especialmente depois das mudanças no modelo educacional resultantes da pandemia. É o que explica a prof.ª Dayse Rosa, diretora acadêmica da Faama: “O mais interessante desse curso é o fato dele ter sido construído a partir das necessidades das pessoas que trabalham nas escolas. A matriz, o planejamento foi todo pensado coletivamente. O corpo de docentes é formado por profissionais de todo o país que têm expertise em metodologias ativas”. Ela assegura que a formação consiste em um investimento feito nos servidores da rede.

Dayse destaca ainda o aspecto inovador do tema trabalhado: “Muito se fala em metodologias ativas voltadas para o ensino superior, mas não conheço programas voltados para o ensino básico.”

As metodologias ativas têm como característica mais marcante a atuação do aluno como agente principal do aprendizado. Para a prof.ª Suzane, esse conteúdo veio num período muito oportuno. “Com este tema as práticas pedagógicas continuarão sendo estruturadas com a finalidade de fazer do nosso aluno o protagonista do seu processo de aprendizagem. Além disso, o tema sugere o estímulo à resolução de problemas práticos, contribuindo para o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico”, explica.

Além do curso de pós-graduação, os professores continuarão estudando esse tema no programa de formação pedagógica promovido rotineiramente pela rede.

Veja também: