Como se organizar para a volta às aulas

Piscamos e as férias já passaram. Esperamos que você tenha descansado bastante, aproveitado a família, dormido até mais tarde durante a semana e maratonando muitas séries. Afinal, é triste informar, mas o tempo de maré mansa está com os dias contados. Então, que rufem os tambores, as aulas estão chegando.

Caderno em branco, livros com cheirinho fresco, caneta cheia de tinta. O material escolar, a essa altura, já se encontra todo dentro dos conformes. Mas e você? Um novo ano letivo está quase começando e queremos saber se você se sente preparado para tudo que vem pela frente.

A sugestão é que use o restinho das férias para descansar mais um pouco e se preparar a fim de voltar às aulas com muita disposição e, claro, organização. E, por falar em organização, queremos te ajudar com isso! Confira as dicas:

1- Já comprou a agenda?

A agenda se consagra como um dos ítens indispensáveis que compõem o material escolar. Em suas páginas, conseguimos organizar as tarefas, demarcar prazos. Use e abuse dessa funcionalidade!

Não vale chegar ao final do ano e perceber que a agenda está toda em branco. Ela não é um mero enfeite, viu? Ao ser usada, evita tarefas atrasadas ou descumpridas. Os professores te elogiarão pela pontualidade.

Ah! Outra boa dica consiste em investir numa tendência do momento: planner. Trata-se de um caderno impresso, num formato específico, que também auxilia a organização do cotidiano.

E aí? Você é team agenda ou team planner?

 

2- Separe um tempo específico do dia para estudar

Pode comprar a agenda mais cara da papelaria, mas ela não adiantará nada caso você não se disponha a ser comprometido. Antes das aulas voltarem, defina quantas horas por dia serão dedicadas aos estudos e seja fiel a elas.

Hora de estudar é hora de estudar, hein! Nada de ficar rolando a timeline do Instagram, jogando na internet, vendo filme ou assistindo vídeo no Youtube. Estabeleça prioridades para seu dia-a-dia e mande a procrastinação para bem longe. Acredite, se organizar direitinho, dá tempo de fazer tudo e mais um pouco.

 

3- Liste Metas

Não existe nada mais satisfatório do que chegar ao final do bimestre e ostentar um boletim cheio de notas azuis. Se prepare para arrasar nas provas deste ano! Além de comprar uma agenda e separar um tempo do dia para estudar, trace metas. 

Quanto você quer tirar em matemática? Qual média você deseja ter em geografia? Liste tudo isso e meça seus esforços de acordo com os propósitos almejados. Dá até para anotar as metas num cantinho da agenda, viu?  

 

Papo sério

Pegou as nossas dicas? Bom, verdade seja dita: as aulas começarão se você estiver preparado ou não. Sendo assim, é melhor ficar esperto e não dormir no ponto. Que esse seja o ano letivo mais produtivo de todos os tempos!

Veja também: