Como conciliar estudos e saúde?

Como rede educacional, obviamente nos preocupamos com o desempenho acadêmico de nossos alunos, mas também nos importamos com sua qualidade de vida. Em qualquer etapa da vida escolar, rola aquela pressão quanto ao resultado das provas e cumprimento de tarefas. No entanto, ninguém se sente mais pressionado que um terceiranista. Ele tem que manter o boletim da escola todo azul e ainda passar no vestibular. Só quem viveu sabe.

No almoço da família, a tia pergunta qual curso você quer fazer. Sua avó lembra que seu primo passou para medicina aos 17 anos. O pai pergunta como andam suas notas na escola e a mãe exige o ingresso em alguma faculdade. Enquanto isso, os vestibulares seguem extremamente concorridos.

O resultado de tudo isso já sabemos: o terceiranista passa horas na frente do computador estudando, sem ver a luz do sol ou esticar a perna por alguns minutos. Pausas acontecem apenas quando a bexiga enche demais ou o estômago ronca de fome. Vida social? Se já era difícil sair com os amigos durante a época de pré-vestibular nos anos anteriores, imagine em tempos pandêmicos.

Apreciamos o empenho nos estudos e respeitamos o corre dos terceiranistas, mas é preciso identificar quando tudo isso deixa de ser saudável. Nada pode comprometer sua saúde, seja ela física ou emocional. Lembre-se que nenhum atleta vence maratonas se estiver desgastado.

Na maratona de estudos, você é o atleta.  Queremos que você chegue inteiro e saudável à linha de chegada. Por isso, separamos algumas dicas que objetivam zelar por sua qualidade de vida, mesmo no famigerado terceiro ano do Ensino Médio.

 

1- Está passando da hora de melhorar sua alimentação

Sabemos que você adora hambúrguer e batata frita, mas sua saúde demanda uma alimentação mais nutritiva. Os nutrientes abastecem seu organismo com energia, melhoram a capacidade de raciocínio e estimulam a concentração. Seu cérebro só vai dar conta do recado se você cuidar bem do estômago. Para tanto, indicamos alimentos ricos em ômega 3 e Vitamina B, por exemplo.

 

2- Chega de dormir tarde!

O relógio marca meia-noite e ainda tem muita gente acordada. Um horário de sono desregulado, assim como uma má alimentação, compromete o desempenho do cérebro.  Ninguém rende virando um dia após o outro. Se o seu objetivo era ficar acordado para estudar mais, saiba que o tiro inevitavelmente sairá pela culatra, afinal uma mente cansada deixa de absorver conteúdos. Logo, você precisa dormir bem. Organize sua rotina para que isso seja possível. Deite cedo para levantar disposto a estudar e render.

 

3- Você não é um robô

Como humanos, nos cansamos. Isso é perfeitamente normal. Aprenda a inserir pausas em sua rotina de estudos. Pare um pouco para respirar, descansar seus olhos, andar na grama, comer sem pressa. Se até robôs pifam quando são submetidos a trabalhos exaustivos, imagine você que é feito de carne e osso.

 

4- Mexa esse corpo aí

Uma das suas pausas pode ser uma caminhada pelo bairro. É importante manter o corpo tão ativo quanto seu cérebro. Caso contrário, você será um jovem com coluna de um idoso (e ainda vai ter muito idoso com o dobro da sua disposição).  Para evitar que isso aconteça, levante dessa cadeira e se alongue um pouco.

 

5- Já bebeu água hoje?

As reações cognitivas são 14% mais rápidas em corpos hidratados. Isso ocorre porque 90% do volume de seu cérebro é composto por água. Ou seja, você precisa ingerir líquidos para fazer sinapses tão rápidas quanto eficientes. Sugerimos que você encha uma garrafa para lhe acompanhar durante os estudos e a reabasteça à medida em que ela for esvaziando.

6- Cuide da sua saúde mental

As dicas acima gravitam ao redor – sobretudo – da saúde física, mas também queremos apelar para que você cuide da sua saúde mental. Se for necessário e possível, faça terapia para aprender a lidar com toda pressão que lhe cerca. Seu corpo e sua mente precisam ficar bem.

 

Estudantes saudáveis

Se colocar essas dicas em prática, descobrirá que é possível conciliar estudos e qualidade de vida. Torcemos por você em todas as áreas. Que seu desempenho acadêmico seja excelente e sua saúde radiante!

Veja também: