Quem nunca foi surpreendido por uma picada de uma abelha e pela dor do ferrão? Os alérgicos de plantão ficam arrepiados só ao escutar um zumbido no ar. No entanto, para além dessas situações, no mínimo doloridas, podemos olhar para esses pequenos insetos com a humildade de quem tem muito para observar e aprender.
A Educação Adventista reconhece a natureza como um bem precioso que nos mantém e nos ensina. Entre todas as criaturas que povoam este mundo, é importante dedicar parte da nossa atenção para as abelhas a fim de descobrir o que podemos aprender com elas.
1- Uma abelha só não faz colmeia
Geralmente, para metaforizar a união e defender sua importância, falamos que uma andorinha só não faz verão. Com certeza, você já ouviu esse dizer por aí! Saiba que ele se aplica perfeitamente às abelhas também.
As abelhas se organizam em colmeias o que as torna uma estrutura social tão complexa quanto organizada. Dentro dessa organização, cada uma delas desempenha uma função naturalmente determinada. Todo mundo já escutou sobre as rainhas. Além delas, há zangões e operárias.
Apesar de soar como uma estrutura hierárquica, nenhuma colmeia sobreviveria sem a divisão e a distribuição de funções. Tampouco sobreviveriam se fosse cada uma por si. Com as abelhas, podemos aprender a relevância e a força de pactos coletivos. Por exemplo, o mel coletado por uma serve a todas. A equidade está entre os princípios que as sustentam e as tornam admiráveis.
2- Memória de abelha
Elefantes são sempre mencionados como exemplos de boa memória, mas as abelhas não deixam a desejar nesse quesito. Apesar do tamanho relativamente pequeno, elas memorizam grandiosidades. Vez ou outra, precisam percorrer longos trajetos e conseguem guardar o percurso inteiro na mente. Sempre acertam o caminho de casa.
As abelhas superam muita gente por aí que esquece a data de aniversário dos pais, o material escolar em casa e a data da entrega daquele trabalho de história. Brincadeiras à parte, ao refletir sobre a memória da abelha, podemos contemplar a perfeição da natureza.
3- Desenvolvimento sustentável
Você acha que esse conceito foi inventado por nós? Nós apenas o nomeamos, porque a ideia de suprir as necessidades da comunidade sem desrespeitar os limites do meio-ambiente sempre foi uma prática entre os animais.
Elas se adaptam à estação em curso, não prejudicam a sobrevivência de outras espécies e contornam a escassez. Uma excelente lição para uma humanidade que explora a natureza desordenadamente e compromete a qualidade de vida.
Você nunca mais assistirá o filme “Bee Movie” como antes…
Temos certeza que essas informações trouxeram uma nova perspectiva para a maneira como você costuma encarar as abelhas. Faça essa reflexão ao observar outros animais também. A natureza tem muito para nos ensinar. Resta-nos ter consciência, humildade e disposição para aprender.