“Acredito que todo professor precisa ser um pouco artista”

O Contaí já é um sucesso absoluto no E-class Play. O professor Carlos Daniel e toda a sua trupe de personagens mostram os fatos históricos de forma divertida, leve e direta, do jeitinho que você gosta. Para saber mais sobre essa produção, conversamos com o apresentador sobre tudo o que está rolando e as novidades que virão. Confira!

Como foi a criação do Contaí?

Carlos – Foi bem desafiadora, ter uma infinidade de conteúdos e ao mesmo tempo escolher temas específicos sem carregar “mais do mesmo” foi um processo criativo muito novo.

Imagem divulgação da série

 

De onde vem o talento para interpretar tantos personagens? Como foi a concepção de cada um deles?

Carlos – Os personagens vieram dos vários tipos de alunos que já encontrei durante os anos em sala de aula. Você tem personagens que facilmente são vistos em grupos de amigos batendo papo sobre assuntos docentes. Acredito que todo professor precisa ser um pouco artista. Quando você utiliza a arte, cria pontes para a matéria e torna tudo mais leve. Criar as interações foi um processo muito divertido e gratificante.

Bastidores da 1ª temporada

 

Como tem sido o feedback do programa?

Carlos – Meus alunos estão gostando muito. Achei curioso como pessoas de várias idades se identificaram e estão aguardando novos episódios. Recebi recados no Instagram de Norte a Sul do Brasil. Um menino me escreveu dizendo que era meu novo aluno do E-Class Play. Achei um barato!

De onde veio sua paixão por história?

Carlos – Minha paixão tem várias raízes, a principal é um avô muito didático que me prendia nas aventuras dele por horas em um sofá. Já imaginou isso? Um adolescente sentado escutando vidrado sobre guerras, revoluções etc. A casa do meu avô era cheia de livros e histórias. Hoje, a semente deu fruto.

Bastidores da 1ª temporada

 

Qual episódio que você mais gosta?

Carlos – Até agora o episódio que mais me animou foi o que traz a história de Luis Gama. Temos tantos personagens icônicos dentro do Brasil que infelizmente quase passam desapercebidos. Poder falar sobre alguém tão importante na luta contra o preconceito me deixou muito grato.

O que foi mais desafiador no processo de produção do projeto?

Carlos – Os maiores desafios foram a pesquisa histórica e a linguagem. Aliar profundidade histórica com uma forma leve de exposição foi um processo que exigiu muita paciência, disciplina e revisão.

Por que assistir o Contaí?

Carlos – O Contaí fala da nossa identidade, fala da nossa história, de pertencimento! Quer coisa melhor do que entender mais sobre quem nós somos? Sobre assistir o Contaí posso dizer que é um exercício de cidadania, de identificação com a realidade.

Post divulgação da 1ª temporada

E aí, vem nova temporada?

Carlos – Vem sim! E vem cheia de novidades, curiosidades, personagens e diversão. Já estou no processo de criação e espero muito que a turminha mergulhe ainda mais nesse universo do Contaí.

Confira o trailer da série:

Veja também: