A Educação Adventista é amiga do peito

A Educação Adventista difere de outras instituições pela maneira como atua na comunidade. Oferecemos formação acadêmica para os estudantes, mas olhamos com carinho para suas famílias. E é, com o intuito de falar ao coração das mães, avós, tias e professoras de nossos alunos que preparamos este conteúdo.

Também diferimos porque conscientizamos os estudantes e seus núcleos familiares a respeito da importância de uma vida saudável. E, dessa vez, nosso foco está na saúde da mulher. Trata-se de um tema que está em voga. Nesse mês, acontece a campanha Outubro Rosa, uma iniciativa que visa a conscientização e a prevenção contra o câncer de mama.

A necessidade da campanha parte da gravidade do problema. Esse é o câncer que mais vitima e mata mulheres no Brasil e no mundo. A nível internacional, em 2018, houve 2,1 milhões de novos diagnósticos e 627 mil mortes decorrentes da doença. Lamentamos principalmente porque parte considerável desses óbitos poderia ser evitada se houvesse um diagnóstico precoce ou um estilo de vida saudável que impedisse o desenvolvimento da doença.

Apelamos para que as mulheres desenvolvam hábitos saudáveis, desde a prática de exercícios físicos até uma alimentação equilibrada. Além disso, tirem o cigarro de suas vidas e evitem bebidas alcoólicas. Ambos rivalizam contra a saúde. No entanto, para além desses conselhos preventivos, há ainda outra tecla na qual o Outubro Rosa bate insistentemente: a realização do autoexame e da mamografia.

O autoexame é simples.  Ele acontece por três passos. Primeiramente, a mulher precisa observar a mama frente ao espelho, tocar sua mama de pé e depois apalpá-la deitada. Esse procedimento pode ser feito em casa pelo menos uma vez por mês, entre o 3º e o 5º dia após a menstruação. Se observar algo diferente do normal, como a presença de pequenos nódulos, uma consulta médica deve ser marcada.

Quanto à mamografia, também não há complicações. Mulheres com 40 anos ou mais devem realizá-la anualmente, sem deixar de fazer o autoexame mensalmente, claro. Ela funciona como um raio X das mamas e detecta o câncer antes mesmo que ele se torne perceptível e, consequentemente, avançado.

Em um caso de diagnóstico precoce, as chances de cura são ainda maiores. Por isso, a Educação Adventista faz coro com os apelos do Outubro Rosa e abraça essa causa como uma amiga do peito das mães, avós, tias e professoras de nossos estudantes. Queremos vê-las bem para que acompanhem com saúde o desenvolvimento deles em nossas escolas.

Veja também:

Blog

Por que o E-class Play é inovador?

E-class Play não é apenas mais uma plataforma de streaming em meio a tantas. Ela surge com um diferencial: seus conteúdos são voltados para o nicho educativo, entretendo e ensinando a galera que está em fase escolar

Leia mais »