Topo

Escola Adventista de Alvorada (RS) promove gincana solidária

Os alunos arrecadaram donativos que serão enviados a abrigos infantis, hospital, asilo e ONG.

Por Giovanni Manzolli

Estudantes da Escola Adventista de Alvorada (RS) participaram da Gincana das Cores, atividade que estimulou a arrecadação de donativos que serão enviados a diversas instituições da região. A abertura do evento ocorreu no dia 11 de outubro, mas os jogos aconteceram no ginásio da escola, do dia 14 ao 18 do mesmo mês.

Cada time era definido por uma cor específica, por isso o nome Gincana das Cores. Além do bom desempenho na competição, a quantidade de materiais arrecadados também contribuiu para o acúmulo de pontos por parte das equipes. Dentre as atividades promovidas, brincadeiras com bola e disputas de corrida.

“Participar das brincadeiras da gincana foi muito legal, porque desenvolveu a familiarização entre os alunos de diferentes turmas. A gente pôde conviver e aprender mais uns com os outros”, diz Guilherme Torres, 15, aluno do nono ano da escola.

As famílias dos estudantes também se envolveram por meio da doação de mechas de cabelo e, pela primeira vez dentre todas as edições da gincana, pais e familiares dos estudantes foram estimulados a doar sangue.

Em virtude do viés comunitário do projeto, os alunos fizeram seminários que debateram assuntos voltados à preservação do meio ambiente, bullying e até soluções para a política e a sociedade brasileira. Tudo isso também foi avaliado pelos coordenadores da gincana.

 Foram arrecadados 1.835 quilos de alimentos não perecíveis. Foto: Giovanni Manzolli

A premiação dos grupos foi realizada por categorias. Cada time conquistou o primeiro lugar em pelo menos uma categoria. Serão contemplados com as arrecadações seis abrigos infantis, o Asilo Cantinho dos Avós, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) e o Hospital Santo Antônio, localizado na capital Porto Alegre (RS).

“O pessoal se mobilizou bastante em relação a doação de alimentos, material de higiene e escolar. Essa foi uma parte que eu achei muito bonita”, comenta Ellen Eduarda de Castro, 14, do nono ano.

Foram arrecadados:

  • 983 peças de roupas infantis;
  • 420 brinquedos;
  • 835 Kg de alimentos não perecíveis;
  • 290 produtos de higiene pessoal;
  • 147 materiais escolares;
  • 66 mechas de cabelo.

“Faz parte da educação entender cidadania, solidariedade e ajuda ao próximo. A escola não é só livro e caderno, ela tem um papel maior na comunidade. O objetivo é mostrar que as crianças são capazes de ajudar o outro”, explica a diretora Marcia Silveira.

Compartilhar
Educação Adventista
Sem comentários
Adicionar comentário
Name*
Email*
Website