Topo

Educadores analisam as mudanças do novo ensino médio

Aprovado no Congresso e sancionado pela presidência da república em fevereiro, o novo Ensino Médio prevê mudanças que possibilitarão aos estudantes escolherem diferentes itinerários formativos nas quatro áreas do conhecimento e na formação técnica. Escolas particulares e editoras já começaram a analisar as mudanças estruturais nesse nível de ensino, inclusive a Rede de Educação Adventista.

O assunto foi tratado pelos líderes de educação das uniões administrativas da Igreja Adventista em um encontro realizado na Casa Publicadora Brasileira no dia 22 de março. Os educadores e os responsáveis pelos materiais didáticos da editora esclareceram a questão da adequação às mudanças com o professor Wisley João Pereira, coordenador geral do Ensino Médio no Ministério da Educação (MEC).

Wisley Pereira explicou as principais alterações, como a ampliação progressiva da carga horária e a flexibilidade do currículo. Os estudantes poderão escolher até duas áreas para aprofundar os estudos. Os cinco itinerários formativos são: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Formação Técnica Profissional – ressaltando que as escolas não são obrigadas a oferecer todos os itinerários. Ao todo, 60% do currículo dos três anos será definido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e os outros 40% serão flexíveis, de acordo com as necessidades locais.

A definição dos conteúdos obrigatórios do novo ensino médio depende ainda da Base Nacional Comum Curricular, que está sendo elaborada, mas sem prazo determinado para homologação. A partir da aprovação da BNCC, os sistemas de ensino deverão estabelecer um cronograma de implantação.

 

Veja a o que mudará no atual modelo de Ensino Médio (clique na imagem para ampliar):

 

[Fonte: Assessoria de Comunicação / MEC]
Olivandro Maia

Equipe CPB Educacional.

2 Comments
  • ROSANA GOMES

    4 de abril de 2017 at 10:02

    BOM DIA A TODOS.SOU A PROFA ROSANA.QUERO DAR OS PARABÉNS A TODOS VCS. SOU FÂ INCONDICIONALLL DO TRABALHO DE VCS.UM GRANDE ABÇ E FIQUEM COM DEUS.

  • Rebeca

    27 de novembro de 2017 at 19:34

    Tia Zaninha a senhora e um exemplo de educadora a ser seguido …

Adicionar comentário
Name*
Email*
Website