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Volta às aulas

Maior parte das escolas da rede adventista já iniciaram às aulas. Semana especial cheia de novidades, novos professores, novos amigos…. Este é o momento de se ambientar, colocar a conversa em dia e também aprender um montão de coisas novas.

Que tal aproveitar e, desde já, desenvolver bons hábitos? Selecionamos a seguir algumas dicas para que você garanta bons resultados em seu estudo:

 

Separe um tempo diário para o estudo
Organize seu tempo para estudar, no mínimo, 2 horas diárias. Fazendo isso, você não precisará, necessariamente, estudar nos fins de semana e não terá que de aprender toda a matéria na véspera da prova. Se o estudo for contínuo, você eliminará a tensão “pré-prova”. Separar um momento diário para recordar o assunto estudado na aula não afetará seu lazer; ao contrário, você estará mais tranquilo para realizar outras tarefas, tendo em mente que já cumpriu seu dever diário.

 

Seja disciplinado
Deve-se fazer um planejamento semanal das aulas e atividades extraclasses, organizando os horários para que haja tempo de responder a todas as questões propostas no material didático.

 

Durma bem
Ter uma noite de sono restaurador é importante, pois a mente descansada conseguirá assimilar muito bem o conteúdo estudado.

 

Local agradável
A escolha do local de estudos ajuda na concentração. O ambiente ideal para estudo é silencioso, arejado e bem iluminado. Organize todo o material de que você precisa para não haver interrupções.

 

Vida saudável
Pratique exercícios. Tome sucos de frutas (maracujá, laranja) e chá de ervas (camomila, erva-doce, cidreira); eles acalmam e favorecem o aprendizado. Alimentos ricos em açúcar (por exemplo, doces e chocolates) devem ser evitados. Apesar de ajudarem a elevar o nível de serotonina no cérebro (o que é bom), eles podem levar a um aumento brusco de insulina no sangue e causar o efeito rebote: hipoglicemia e sono. Banana, laranja, uva, jabuticaba, espinafre e carboidratos em geral (batatas, arroz integral, mandioca, pão integral, aveia, verduras e legumes) ajudam a diminuir a ansiedade, depressão, cansaço e irritabilidade. Os carboidratos são importantes porque são a fonte de energia usada pelo cérebro. Seu bom desempenho depende deles. As vitaminas A, C e do complexo B também são essenciais à boa atividade mental.

 

Postura correta
Escolha uma cadeira confortável e uma mesa com a altura adequada, evitando ficar encurvado.

 

Prioridades
Quando há muitas tarefas, você precisa definir prioridades. Divida o assunto em partes e dê atenção aos itens mais importantes. Comece a resolver os exercícios mais fáceis e na sequência os mais difíceis.

 

Falando com o professor
Esclareça as dúvidas com o professor durante as aulas. Não deixe de entender completamente certo assunto, pois ele poderá servir de pré-requisito para que você entenda o próximo tópico a ser estudado.

 

Seja amigo
Procure sempre ser agradável; faça amigos e aproveite as atividades extraclasses.

 

Veja como voltar à rotina escolar com tranquilidade

[Adaptado da Revista Conexão 2.0 – 3º trimestre/2007. Autoria: Adriana Teixeira] Imagem: Natallia Vintsik / Fotolia
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