Topo

Sala de Professores

Pensando na falta de tempo dos professores e nas distâncias geográficas que os separam, verificou-se a necessidade de facilitar o trabalho de formação dos docentes por meio da Universidade Corporativa – Sala de Professores, em parceria com a Casa Publicadora Brasileira. A tecnologia de informação e comunicação (TIC) visa facilitar a troca de ideias e possibilitar a interação dos professores que trabalham com o nosso sistema de ensino, considerando suas diversas realidades e ajustando essa formação à dinâmica pessoal e profissional de cada um.

Com o objetivo de contribuir para a continuidade dessa formação, elabora-se o programa Sala de Professores. Trata-se de uma formação virtual, com momentos on-line ao vivo e outros em horário pré-agendado ou no tempo em que o professor puder acessá-lo. Será disponibilizado um certificado de participação para os interessados.

Conheça mais sobre esse serviço no bate-papo com a professora Nádia Teixeira da Silveira, coordenadora da Universidade Corporativa da Divisão Sul-Americana.

 

O que é a Sala de Professores?
É um espaço virtual com o intuito de o professor entrar e sentir-se acolhido para trocar ideias com seus pares, aprendendo e ensinando. Ela foi criada para que, de forma autônoma, cada docente possa acessar a formação disponibilizada especialmente para a sua área de atuação, com datas e horários previamente definidos, ou acessar outra formação de seu interesse que já tenha sido realizada no ambiente virtual.

 

Qual o formato dos cursos?
Os cursos são organizados em módulos, com videoaulas, textos e/ou artigos e/ou links de materiais assíncronos (que não ocorrem precisamente no mesmo momento), atividades reflexivas e relacionadas à prática diária, com um momento síncrono (on-line ao vivo) que lançará o curso e propiciará um espaço para sanar dúvidas e promover a interação entre os participantes.

 

Qual a duração de cada curso? Qual o tempo da aula síncrona (on-line ao vivo)? Qual é o dia do curso?
A duração está diretamente relacionada com a ementa do curso e pode ter a estruturação mínima de 1 módulo, que corresponde a uma semana, ou máxima de 4 módulos, correspondente a 4 semanas, sendo que o tempo poderá ser reduzido de acordo com a dedicação do professor. Cada aula síncrona ocupa o tempo médio de 1h30min. O dia do curso será agendado de acordo com o cronograma disponibilizado na Sala de Professores, por meio do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem (o próprio espaço da Sala de Professores na aba “Agenda”).

 

Então haverá formação síncrona (on-line ao vivo) e assíncrona (off-line)?

Exatamente. A maioria dos cursos será síncrona, com horário e dia agendados. Depois de um mês, o curso será editado em formato de videoaula e disponibilizado na Sala de Professores. O professor poderá acessá-lo de forma assíncrona na hora e no dia em que desejar.

 

Como ter acesso à Sala de Professores?

Esse ambiente é disponibilizado no acesso restrito <cpbedu.me>. O professor que não tem acesso liberado deve, primeiramente, estar cadastrado e com os seus dados atualizados no sistema de secretaria de sua unidade escolar. É preciso confirmar o cadastramento no Portal pelo endereço <http://www.cpbeducacional.com.br/cadastro>, inserindo os dados solicitados. A partir desse momento, será possível o acesso aos cursos disponíveis na Sala de Professores pelo <cpbedu.me>.

 

Como é o procedimento para a inscrição?

Ao entrar na homepage da Sala de Professores, vale a pena acessar o “Conheça a Sala de Professores”, que fornecerá a orientação detalhada a respeito de como participar do curso. A inscrição é feita com apenas um clique, então é pertinente que você leia a descrição do curso e certifique-se de que deseja de fato realizá-lo antes de dar a confirmação por meio do botão “inscrever-se”. Para os cursos que ainda não foram lançados, você receberá um e-mail confirmando se ocorrerá no período previsto.

 

E sobre as datas e os horários?

Você poderá acessar a agenda, que inclui todos os momentos formativos previstos para o ano. Quando a data da oferta do curso se aproximar, haverá a definição do dia e/ou dias e horário. As aulas síncronas geralmente serão noturnas, para agregar o maior número de professores que poderão realizar o acesso e participar do curso.

 

Haverá certificados?

É necessário o aproveitamento mínimo de 80%, por meio da realização de uma atividade no ambiente virtual. Cumprido esse requisito, o participante receberá a certificação por e-mail, em um prazo de até três meses após a conclusão do curso.

 

Haverá custo para acessar os cursos na Sala de Professores?

Não. A Sala de Professores é um presente para você, professor. Explore, use, contribua, divulgue!

 

[Revista CPB Educacional – 1º semestre/2016]
Imagem: Pressmaster/Fotolia
CPB Educacional
1 Comment
  • aprender

    15 de março de 2017 at 10:56

    Estou adorando o modo adotado pela escola, meu filho também, sempre no ritmo de aprender mais! Parabéns

Adicionar comentário
Name*
Email*
Website