Topo

Estudando a ciência de partículas

O professor de Física, Rudnei Machado, do Colégio Adventista de Joinville – unidade Saguaçu foi selecionado para conhecer e participar de um curso no maior acelerador de partículas do mundo em Genebra, Suíça.

O curso terá duração de 12 dias e será ministrado na sede onde está o LHC (Grande Colisor de Hádrons). Rudnei é o único selecionado do Estado de Santa Catarina, além dele, foram escolhidos outros 19 professores brasileiros. O grupo estudará sobre física e química de partículas, energia, núcleos estáveis e, principalmente, farão experimentos dentro do LHC.

O LHC é mantido pelo CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear), integrado por 20 países. O LHC é uma circunferência de 27 km e tem cerca de 100 m de profundidade. Em sua estrutura, prótons e ocasionalmente íons são acelerados a velocidades próximas de 300.000 km/s e depois postos a colidirem. A importância do LHC está na pesquisa sobre a ciência de partículas, bem como o comportamento da matéria a baixíssimas temperaturas (próximo de -271,9ºC).

 

O Large Hadron Collider é o maior acelerador de partículas do mundo (Imagem: CERN)

 

 

Fonte: Schermen Dias – http://joinvillesaguacu.educacaoadventista.org.br

CPB Educacional
Sem comentários
Adicionar comentário
Name*
Email*
Website