Topo

Enem: dicas para o dia da prova

A orientação mais importante para o dia da prova você já sabe: estudar! Porém, há outros fatores que podem interferir em seu desempenho. Fique atento às dicas abaixo:

Leia o edital: O edital do Enem contém as informações que regem todo o transcorrer das provas. Esse documento deixa claro o que é permitido, o que é vetado; horário de abertura dos portões; o que é o cartão de confirmação e onde obtê-lo.  Lendo o edital você já sai na frente e evita surpresas.
O documento está disponível no site do Inep.

Separe o material: Pelo menos um dia antes, separe a documentação exigida no edital, assim como o material necessário.  Leve mais de uma caneta da cor preta e em material transparente. Certifique-se de que todas estão funcionando.

Chegue com antecedência: Faça um deslocamento tranquilo. Certifique-se de que você sabe como chegar ao local da prova. A antecedência também evita a ansiedade que imprevistos no trânsito possam gerar. Ao chegar antecipadamente, você ainda tem a oportunidade de localizar sua sala sem correrias e ocupar o seu lugar enquanto aguarda o início da prova.

Minimize desconfortos físicos: Além de uma avaliação de competências e habilidades, pode-se dizer que o Enem é uma prova de resistência. O número de questões e o tempo de duração exigem muita concentração. Assim, se você estiver com fome, sede, sono ou com uma roupa desconfortável, poderá ter sua atenção reduzida. Garanta mais tempo de concentração com um boa noite de sono, alimentação saudável, ingestão de água e roupas confortáveis.

Sucesso!

Compartilhar
Tafnes do Canto

Especialista em Metodologia de Ensino pela FAP-PR. Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na tutoria EaD para o Ensino Superior na área de Ciências Humanas.

Sem comentários
Adicionar comentário
Name*
Email*
Website