Blog

vgstudio / Fotolia

Línguas estrangeiras no Enem

Dicas de Estudos Thiago Juliani

As disciplinas que envolvem as línguas estrangeiras (Língua Inglesa e Língua Espanhola) representam apenas cinco das 180 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porém não devem ser subestimadas. Independente do idioma escolhido, as questões exigem leitura atenciosa, raciocínio lógico e muita interpretação.

Veja abaixo algumas dicas que o ajudarão a responder as questões de línguas estrangeiras:

1)      Toda questão do Enem possui um texto base que pode ser: uma charge, um verbete, uma tira, um artigo de opinião, um poema, etc. Leia-o até o fim.

2)      Caso encontre palavras que não conheça, não interrompa sua leitura.

3)      Não gaste seu tempo traduzindo palavras. Seu principal objetivo é compreender o contexto e a mensagem transmitida.

4)      Identifique as palavras-chave e grife-as, se achar necessário. Algumas palavras são irrelevantes para a compreensão do texto e a resolução da questão.

5)      Leia as alternativas.

6)      Descarte as alternativas que considerar improváveis.

7)      Compare as informações do texto com as alternativas restantes.

8)      Confie em seus instintos. Seus estudos e vivência de mundo são fatores decisivos para a escolha da alternativa correta.

Lembre-se: apesar de serem poucas, se você acertar todas as questões de língua estrangeira, estará à frente de centenas ou milhares de pessoas que erraram porque não se prepararam tanto quanto você!

comments powered by Disqus